Informações

Informações

Pode ser que a fachada tenha a aparência que gostaríamos, porém não se sabe se chegou ou não o momento de pintá-la.

Se você está nessa situação, deixamos aqui algumas pistas que te ajudarão a tomar uma decisão. Chegou o momento de pintar a sua fachada se ela se encontra nas seguintes condições:

A pintura está rachada.

A pintura quebra fácilmente.

A parede está cheia de manchas.


E se você já decidiu que deseja repintar sua fachada, continue lendo. Vamos te mostrar como escolher a melhor tinta para sua fachada e quanto pode custar.


Como escolher a tinta para pintar a sua fachada?


Para pintar uma fachada, não se deve usar qualquer tinta. Pois essa é a área do edifício que fica mais exposta aos fenômenos climáticos e por isso é muito importante fazer a escolha certa.


Fatores a considerar na hora de escolher a tinta


Existem aspectos que devem ser considerados antes de escolher entre um tipo de tinta ou outro:

Estado da fachada: Este é um dos fatores mais importantes. Pode ser necessário restaurar a fachada antes de pintá-la. E às vezes, existem certos problemas, como rachaduras, mofo ou isolamento inadequado, que precisam ser corrigidos.

Tipo de superfície: Cada fachada tem uma capacidade de adesão diferente. É muito importante saber essa informação, porque dependendo do nível de adesão, pode ser necessário aplicar um primer.

Localização do imóvel: A localização geográfica da casa ou prédio também é um dado relevante. Se for uma área chuvosa, pode ser prudente usar uma tinta à prova d'água e até uma tinta anti-mofo. Por outro lado, é possível que a propriedade esteja em uma área muito ensolarada. Nestes casos, é recomendável usar uma tinta resistente aos raios solares.



Tipos de pintura para fachadas


Você já sabe quais aspectos deve ter em conta na hora de escolher a tinta para sua fachada. A seguir, falaremos sobre os tipos de tinta mais utilizados para esse tipo de serviço e as suas características:

Tinta Acrílica: A principal vantagem das tintas acrílicas é que elas são muito fáceis de aplicar e secam muito rapidamente. Além disso, se dissolvem em água. Eles também são muito resistentes à ação da luz solar, possuem alta resistência ao atrito e são altamente impermeáveis. Por outro lado, eles têm a desvantagem de serem pouco respiráveis. Relativo à sua vida útil, algumas duram entre 1 e 3 anos, enquanto outras entre 5 e 8 anos.

Tinta Esmalte, Verniz e a Óleo: Indicada para fachadas de madeira ou azulejos podem ser encontrados em acabamento fosco, alto brilho e acetinado e são muito resistentes às ações climáticas.

Tinta Epóxi: Possui uma resistência acima da média, tanto em relação a impactos quanto por produtos químicos. A sua aplicação é mais complexa, por isso é necessário contar com uma equipe especializada para pintar a sua fachada. A superfície precisará estar bem limpa e em boas condições.A

Tinta Pliolite: As tintas pliolite têm uma grande capacidade de adesão, microporosidade e são muito duráveis. É uma opção fantástica para aplicar no exterior. Oferecem grande resistência à água, à carbonatação do concreto, e à contaminação.



Características de uma boa pintura para fachadas


Depois de ver os tipos de tintas mais utilizados, você já deve ter ideia das características que a tinta ideal para sua fachada deve ter.


Preço da pintura de uma fachada

No entanto, você pode encontrar outros tipos de tinta e não saber se são adequadas ou não. Mas não se preocupe, preparamos a lista com as qualidades indispensáveis que qualquer pintura de fachada deve ter:


Resistente ao sol.

Impermeabilidade e propriedades anti-mofo.

Transpiração em relação ao vapor de água e permitir que a umidade escape.

Alta capacidade de adesão e durabilidade.

Elasticidade, para evitar rachaduras.

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário